4 orientações médicas que você precisa aprender sobre a Menopausa

4 orientações médicas que você precisa aprender sobre a Menopausa

Relacionar a menopausa com um momento estressante da vida é muito comum! A maioria das mulheres temem os sintomas que envolvem esse processo. Na verdade, a menopausa é o nome que se dá à última menstruação. Mas tornou-se comum usar este nome para se referir à transição da fertilidade para infertilidade na vida das mulheres e suas consequências. As irregularidades menstruais, ondas de calor, desânimo, oscilações de humor e alterações no sono são alguns desses sintomas da menopausa. O importante é que as mulheres entendam que para lidar com tudo isso é fundamental conhecer o seu corpo. Por isso, trago, aqui, quatro ensinamentos sobre a menopausa que todas as mulheres precisam saber. Vamos ver quais são eles?

1- Entenda a diferença entre climatério, menopausa e perimenopausa

A menopausa somente pode ser confirmada depois que a mulher fica 12 meses consecutivos sem menstruar. Antes deste período, é impossível ter certeza de que a ovulação foi totalmente interrompida. Ou seja, ainda existe possibilidade de gravidez. O período mais relacionado com a menopausa é o climatério, porque ele se refere à transição do período fértil para o não reprodutivo no qual não há mais atividade reprodutiva ovariana. É o climatério que causa os sintomas mais conhecidos nesse período e, através de exames, o médico consegue diagnosticar o processo fisiológico e orientar a mulher/paciente sobre as medidas que podem amenizar esses sintomas do climatério. Já a perimenopausa é um tempo maior, quando o corpo da mulher se prepara para a menopausa, ou seja, são os anos que antecedem e sucedem a última menstruação da mulher e podem trazer alguns sintomas. Durante este período de mudanças, principalmente durante o climatério, é vital manter os exames em dia, como a mamografia e o ultrassom vaginal, que devem ser feitos com mais frequência.

2- Mulheres vivem 1/3 da vida com sintomas relacionados à menopausa

Lembra que a perimenopausa é um processo que permanece anos antes e após a menopausa? Pois bem. Na perimenopausa, existe um período chamado de transição da menopausa. Nele, ocorre a mudança na regularidade menstrual e este processo pode durar entre quatro e oito anos. A expectativa é que a maioria das mulheres passe 1/3 de suas vidas em processos fisiológicos relacionados à menopausa e alguns estudos apontam que esse cálculo não tem relação com cor da pele, nacionalidade ou classe social. Portanto, é uma questão de saúde pública incentivar práticas que assegurem o bem-estar durante este período a fim de que as mulheres se cuidem melhor e aprendam o funcionamento de seu próprio corpo.

 3- Depois da menopausa, a mulher está mais suscetível à algumas doenças

Muitas pesquisas evidenciam que, após a chegada da menopausa, o corpo feminino tende a acumular mais tecido gorduroso. Embora não se compreenda completamente qual é a relação entre esses dois fatores. O que se observa é que este padrão é regular entre, praticamente, todas as mulheres. Portanto, é fundamental dar muita atenção para doenças como diabetes, hipertensão e transtornos metabólicos. Por isso, manter em dia as consultas ginecológicas é imprescindível bem como fazer o check up anualmente. Além disso, é importante lembrar que, mesmo após a menopausa, é preciso continuar consultando o médico ginecologista com a regularidade recomendada por ele, seja anualmente ou a cada seis meses.

 4- É possível viver a menopausa com muito bem-estar através da reposição hormonal

A terapia de reposição hormonal é a mais comum para combater os sintomas relacionados à menopausa. A reposição de hormônios irá ajudar no alívio dos efeitos do climatério e ainda irá proteger contra muitas doenças da idade. No entanto, é preciso ressaltar que nem todas as mulheres podem aderir a este tipo de tratamento, porque também é preciso considerar o perigo de efeitos adversos, conforme o histórico médico e familiar da mulher/paciente. Mas mesmo sem o uso dos hormônios é possível viver a menopausa com muita qualidade de vida! Para isso, algumas recomendações básicas são a prática de atividades físicas aliada à uma alimentação saudável. Evite o consumo de álcool e do cigarro, que podem até reduzir o tempo da perimenopausa. Entenda que a menopausa não precisa ser um momento negativo na vida das mulheres. O corpo feminino está apenas completando mais um de seus ciclos e também há muita beleza e amadurecimento nesta etapa. Portanto, cuidar de si mesma é crescer, evoluir! E para não esquecer e nem negligenciar os cuidados com a sua saúde, acompanhe minhas redes sociais e fique por dentro de todas as orientações médicas que trago nelas para vocês! Ficou com alguma dúvida sobre este assunto? Escreva nos comentários para que eu responda a você.
Rolar para cima
× Agende sua consulta